Em 1839,Theodor Schwann, na Alemanha, concluía que todos os seres vivos são formados por células (animais e vegetais tem algo em comum um "elo de união" entre todos os seres vivos). Em 1858, Rudolf Virchow acrescenta uma nova idéia:"Toda célula provem de outra célula preexistente". Virchow consolida, que a reprodução celular é um fenômeno comum à natureza da célula e que,por si, justifica a continuidade da vida.
As idéias de Schwann e Virchow, juntas passam a constituir a base da "Teoria Celular", sobre a qual se fundamentariam todos os estudos posteriores que nos permitiriam conhecer o que hoje sabemos sobre a respeito das células e dos seres vivos.
Depois da descoberta da célula, tudo que existe passou a ser classificados em dois grupos:
- Seres brutos ou Acelulares – que não são formados por células, portanto, sem vida.
- Seres vivos ou Celulares – que são formados por células e que, portanto, possuem vida.
Procariontes Células muito simples, sem organelas e com material genético (DNA) localizado em uma região específica do citoplasma, mas não protegido por um envoltório, ou seja, sem uma membrana nuclear (carioteca). Ex:bactérias e algas cianofíceas, também conhecidas como algas
azuis.
Eucariontes Células mais complexas com o citoplasma rico em organelas e com o material genético (DNA) protegido pela carioteca. Ex: animais, vegetais, fungos e protozoários.
Lembrete:Organelas são estruturas encontradas dentro da célula, delimitadas por membranas, e com funções específicas. O nome "organela" é usado como alusão à "pequenos órgãos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário