quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Citologia...

O termo citologia vem do grego Kytos,"célula", e logos,"estudo","tratado".A Citologia é a parte da Biologia(Bio: vida, logia: estudo) que se ocupa do estudo da célula, no que diz respeito á sua estrutura,suas funções e sua grande importância na constituição dos seres vivos. As células são geralmente muito pequenas e, dificilmente, visíveis a olho nú. Por isso, apenas depois da invenção do microscópio é que foi possível observar uma célula pela primeira vez. Sabe quando isso aconteceu? No ano de 1665, pelo inglês Robert Hooke, utilizando um microscópio muito simples. Ele fez cortes bem finos na casca de uma árvore e descobriu que estas estruturas eram formadas por pequenas unidades semelhantes a favo de mel.O nome "célula" foi empregado pela primeira vez por ele como diminutivo da palavra "cela","cubículo", que em latim significa espaço cercado por paredes. O aperfeiçoamento do microscópico e as observações de outros pesquisadores levaram, no decorrer do tempo, á descoberta de que naqueles espaços vazios da cortiça existia antes um conteúdo e que a célula na verdade, não era apenas uma "caixinha vazia", mas um corpo cheio de matérias e de estrutura muito pequenas.
Em 1839,Theodor Schwann, na Alemanha, concluía que todos os seres vivos são formados por células (animais e vegetais tem algo em comum um "elo de união" entre todos os seres vivos). Em 1858, Rudolf Virchow acrescenta uma nova idéia:"Toda célula provem de outra célula preexistente". Virchow consolida, que a reprodução celular é um fenômeno comum à natureza da célula e que,por si, justifica a continuidade da vida.
As idéias de Schwann e Virchow, juntas passam a constituir a base da "Teoria Celular", sobre a qual se fundamentariam todos os estudos posteriores que nos permitiriam conhecer o que hoje sabemos sobre a respeito das células e dos seres vivos.
Depois da descoberta da célula, tudo que existe passou a ser classificados em dois grupos:
  • Seres brutos ou Acelulares – que não são formados por células, portanto, sem vida.
  • Seres vivos ou Celulares – que são formados por células e que, portanto, possuem vida.
Hoje sabemos que as células que existem são de dois tipos:
Procariontes Células muito simples, sem organelas e com material genético (DNA) localizado em uma região específica do citoplasma, mas não protegido por um envoltório, ou seja, sem uma membrana nuclear (carioteca). Ex:bactérias e algas cianofíceas, também conhecidas como algas
azuis.


Eucariontes Células mais complexas com o citoplasma rico em organelas e com o material genético (DNA) protegido pela carioteca. Ex: animais, vegetais, fungos e protozoários.

Lembrete:Organelas são estruturas encontradas dentro da célula, delimitadas por membranas, e com funções específicas. O nome "organela" é usado como alusão à "pequenos órgãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário