quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arco-íris...o arco multicolorido da esperança.


Os antigos Povos nórdicos acreditavam que os arco-íris eram a "ponte dos deuses" que conectava o paraíso com a Terra, enquanto outras culturas os têm considerado como símbolos de paz e esperança.
Os arco-ìris se formam quando um feixe de luz solar transpõe uma região chuvosa.Cada gota de chuva atua como um prisma em miniatura, encurvando e decompondo a luz branca nas cores do espectro solar que vai desde o violeta até o vermelho profundo.(pra quem não sabe um espectro solar é o conjunto de radiações solares; é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de freqüência mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta).
A grande maravilha é como as incontáveis gotas de chuva podem projetar o espectro de cores em um amplo arco que atravessa o céu.A resposta é: através da reflexão; uma vez que a luz solar e desdobrada nas suas cores, a partir de trás de cada gota de chuva as reflete, como um espelho côncavo faria, em um ângulo de 42°.Por vezes um par de arco-íris ocorre quando a luz solar é refletida duas vezes no interior das gotas de chuva.
Ah já ia esquecendo da caça ao tesouro...bom diz a lenda que no local em que o arco-íris encontra a terra existe um pote de ouro.Contudo,não sabemos que lugar é este,quem sabe um dia um sortudo não encontra né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário