segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A perigosa jornada do bebê canguru.

No instante em
que nasce,o bebê canguru percorre a mais arriscada jornada de sua vida-a subida do orifício genital de sua mãe para a bolsa marsupial. O bebê do canguru cinza do leste,de menos 13 mm de comprimento,é 12 mil vezes mais leve que a mãe,que tem 1,2m de altura.Depois de cerca de cinco semanas do utero da mãe,o bebê rasteja de 15 a 20 cm para achar uma das quatro tetas na sua bolsa,onde vai viver durante os próximos 18 meses.Ele avança com dificuldade por uma floresta de pelos, impulsionando-se para frente com as patas dianteiras,que são apenas pequenos tocos.

Berço de bolso:
Os mamíferos marsupiais,como o canguru, dão à luz filhotes imaturos,que completam a bolsa materna.As fêmeas não produzem placenta,uma membrana que envolve o feto,protegendo-o e nutrindo-o. Os fetos de marsupiais ainda não nascidos absorvem todo seu alimento na parede do útero. Antes de dar a luz ,a fêmea limpa com a língua durante horas, o interior da bolsa e sua região genital.Devido ao diminuto tamanho do filhote, o nascimento em si não demanda o esforço.
Como o canguru ainda embrionário consegue achar a teta da mãe é um mistério.Neste estagio ele é completamente cego,portanto,provavelmente usa seu faro.A maioria dos filhotes consegue encontrar seu caminho e, lá chegando,abocanha a teta com firmeza.Só quando os bebês atingem um mês de idade é que suas mandíbulas estarão desenvolvidas o suficiente para eles soltarem a teta da mãe.
A partir daí, o bebê começa a deslocar-se dentro da bolsa, testando seus músculos. Mas só tenta sair ao companheiro sete meses e onze meses é que realmente sai para sempre.Nesta altura,já estará pronto para sua jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário