segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Você sabe quem mantém a ordem na floresta?

Bom, ciúmes bobo e crias mimadas são parte da vida cotidiana da familia do gorila-das-montanhas. É o macho dominante,conhecido como silverback (costas prateadas),que resolves esses conflitos.Ele consegue isso utilizando apenas um olhar penetrante ou uma bofetada na parte de trás da cabeça do oponente. Quando maior o nível de sua agressividade,menor o das fêmeas;e a paz retorna mais uma vez ao grupo.
Os gorilas-das-montanhas, das florestas da África Central,sãos maiores primatas vivos da mundo.Apesar de serem grandes e fortes,essas criaturas são gentis e entusiastas da paz.A familia é tudo para a vida do gorila, e o macho maior e dominante é a base da segurança.É aquele patriarca que controla o grupo, defendendo-o de predadores e,como os leopardos, e afastando os machos rivais.
Os gorilas-das-montanhas adultos podem viver juntos por toda a vida, fazendo com que sua familia seja um dos grupos sociais mais sustentáveis entre todos os grandes grupos sociais mais estáveis entre todos os grandes macacos, mas não necessariamente os mais harmoniosos.
Se por um lado muitas fêmeas em um harém de um silverback ficam com ele por toda a vida,nem todas ficam em casa.As fêmeas jovens podem ser atraídas por outro silverback e mudar sua fidelidade.Como conseqüência, muitas das fêmeas no grupo de gorilas não se relacionam e têm pouco interesse umas pelas outras .Estas é uma das principais causas das disputas em familia,principalmente na hora das refeições.
O grupo familiar dos gorilas-das-montanhas contém de cinco a dez indivíduos: um macho adulto, machos e fêmeas jovens e sua prole.Os gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, endémicos das florestas tropicais do centro da África. O fato de compartilharem 98%-99% do DNA com os seres humanosfaz dos gorilas o parente vivo mais próximo, logo depois dos chimpanzés. O gorila é o maior primata atualmente.
Os gorilas vivem em florestas tropicais ou sub-tropicais. Apesar da sua área de distribuição abranger apenas uma pequena percentagem de África, os gorilas existem numa grande variedade de altitudes. Os gorilas-de-montanha (Gorilla beringei beringei) habitam as florestas montanhosas do Albertine Rift, existendo entre os 2.225 até aos 4.267 m. Os gorilas-do-ocidente moram em florestas densas e pântanos das terras baixas e marisma até ao nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário