quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Metamorfose



Gente hoje eu acordei pesando em como funciona a metamorfose, só não me pergunta por que eu acordei pensando nisso... por que eu não sei!!!Bom continuando eu estava deitada ainda quando comecei a pensar, tipo, muitos insetos e anfíbios têm um ciclo de vida composto de uma mudança na forma de seu corpo, na aparência e no comportamento, eu estou certa né?Isso mesmo, este processo é chamado de metamorfose.

Vou dar um exemplo: A borboleta-monarca coloca os ovos nas folhas de serralha, e deles se desenvolvem pequenas lagartas. Elas representam o estágio de alimentação e crescimento da borboleta.As lagartas comem as cascas de seus ovos e depois devoram as folhas , armazenando o veneno que contem para mais tarde,quando ajudarão na proteção das borboletas contra o ataque dos pássaros.

Após varias semanas cada lagarta transforma-se em um casulo ou crisálida em forma de pacote, que fica preso à parte de baixo de uma folha. Dentro da crisálida,ocorre uma transformação,em que as células da lagarta se reorganizam para formar uma borboleta sai do casulo ,seca suas asas e voa em busca de um parceiro.

Já os anfíbios como os sapos as salamandras, e as rãs, são os únicos vertebrados a passar por uma metamorfose, além de alguns peixes. O girino do sapo comum,que sai de um ovo,é completamente diferente do sapo adulto.Ele tem cauda e brânquias externas.Após dez dias, seus músculos permitem que ele nade.Depois de quatro semanas,suas brânquias externas são substituídas por internas.Em nove semanas, surgem seus membros traseiros,seu corpo se alonga e a cabeça começa a ficar diferente.Por fim,todos os quatro membros são formados e a cauda é absorvida.O girino agora é uma Rana temporaria.

Bom é isso hoje...(minha tá aqui do meu lado me perguntando o porque que sou assim pra biologia e não pra matemática e português..vai saber né?É isso que eu gosto,adoro biologia,natureza, geografia e coisas de sse tipo...não adianta...é assim!!!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário